terça-feira, 4 de agosto de 2015

Como a rádio não perdeu espaço dentre as novidades tecnológicas?


Em vez de perder espaço e deixar de ser utilizado, o rádio ganhou impulso a cada tecnologia surgida ao longo dos anos, adaptando-se e inovando. 
Com a popularização do acesso à internet, muitas pessoas começaram a ouvir as transmissões durante o trabalho, por exemplo. É nesse momento também que surgem os audiocasts e aplicativos de acesso às emissoras radiofônicas desenvolvidos para smartphones. “Tudo isso mostra uma expansão de fronteiras, porque as pessoas podem ouvir rádio de qualquer lugar do mundo, quando e por quanto tempo quiserem”.
Adaptações anteriores
Mesmo antes da Internet, o rádio passou por modificações para manter a audiência e a publicidade. Chegando ao Brasil por volta de 1920, ele teve seus anos dourados principalmente nas décadas de 40 e 50, com grande destaque para as novelas que produzia. A partir dos anos 50, quando Assis Chateaubriand traz a televisão para o país, o rádio começa a ter seu espaço reduzido.
Para recuperar competitividade, perde um pouco de seu caráter ficcional e investe em jornalismo e serviço, fornecendo programação baseada em notícias, informações sobre trânsito e previsão do tempo.
Com a vinda de novas tecnologias, adapta-se: surgem as rádios FM e as em rede, que são capazes de atingir o país inteiro. Também chegam as emissoras customizadas e vinculadas a instituições, como a Bradesco Esportes, a SulAmérica Trânsito e a Rádio Estadão.

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