terça-feira, 21 de julho de 2015

História do rádio: Como tudo começou!!



James Clerck Maxwell, que era professor de física experimental em Cambridge (Inglaterra), em 1864, lançou a teoria  sobre a provável existência das ondas eletromagnéticas. 

Maxwell, porém, morreu sem levar sua teoria para o campo experimental, deixando apenas a idéia, matematicamente  comprovada, de que ondas de natureza eletromagnéticas povoavam o infinito em todas as direções e a luz e o calor radiante pertenciam a esse tipo de ondas.

Após 23 anos, um estudante alemão impressionado com a teoria de Maxwell, Heinrich Rudolf Hertz,construiu um aparelho que se compunha de duas varinhas metálicas de 8cm de comprimento, colocadas no mesmo sentido, e separadas por um intervalo de 2cm. Unindo cada varinha aos pólos de um gerador de alta tensão, carregava-se um condensador, parte integrante do equipamento, que sofria o mesmo tempo de alterações. O dispositivo produzia correntes alternadas de período extremamente curto, qeu variavam rapidamente. 

Em 1895, apareceu Guglielmo Marconi, que teve a genial idéia de transmitir sinais à distancia. Quando começou suas experiências com transmissões, as ondas de rádio eram conhecidas como ondas hertzianas, por causa de Rudolf Heinrich Hertz. Rapaz ainda, Marconi, começou seus experimentos em um laboratório com seu pai. Foi nessa época que conseguiu enviar sinais pelo telégrafo sem fio, a uma distância de cerca de 4 km.

Guglielmo Marconi demonstrou seu sistema na Inglaterra e logo fundou sua própria empresa, aMarconi's Wireless Telegraph Company Limited. Faltavam dois anos para o começo do século 20 quando ele conseguiu estabelecer as comunicações sem fio entre a França e a Inglaterra. Ele patenteou seu sistema e, num dia histórico, em 1901, provou que as ondas sem fio não eram afetadas pela curvatura da Terra, como se acreditava, ao transmitir sinais através do oceano Atlântico, entre a Grã Bretanha e o Canadá.

-Felipe Jurec

Nenhum comentário:

Postar um comentário