Você sabia que a primeira emissora de rádio do Brasil foi criada em 1922?
Edgard Roquete Pinto considerado “O pai do rádio brasileiro” fundou a primeira rádio brasileira: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
Em 1922, ocorreu no Rio de Janeiro, na época, capital federal, uma grande feira internacional que recebeu visita de empresários estadounidenses que trouxeram a tecnologia de radiodifusão para uma demonstração na feira. Naquele tempo, esse era o assunto principal nos Estados Unidos.
Para testar o novo meio de comunicação, os norte-americanos instalaram uma antena no pico do morro do Corcovado (onde atualmente é o Cristo Redentor). A primeira transmissão radiofônica no Brasil foi um discurso do presidente Epitácio Pessoa, que foi captado em Niterói, Petrópolis, na serra fluminense e em São Paulo, onde foram instalados aparelhos receptores.
A reação de Edgard à essa tecnologia foi: "Eis uma máquina importante para educar nosso povo”. Depois da primeira transmissão no Brasil, em 1922 , Roquette Pinto tentou convencer o Governo Federal a comprar os equipamentos apresentados na Feira Internacional.
Para o bem da comunicação do Brasil, Edgard não desistiu, e conseguiu convencer a Academia Brasileira de Ciências a comprar os equipamentos. Foi criada a primeira rádio do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que passou a ser dirigida por Roquette Pinto.
Em 1936, Roquette Pinto doou a rádio ao Governo Brasileiro, especificamente ao Ministério da Educação, transformando-a na Rádio MEC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário