sexta-feira, 17 de julho de 2015

PRIMEIRA TRANSMISSÃO DE RÁDIO NO BRASIL


Em 7 de setembro de 1922 ocorreu a primeira transmissão de rádio no Brasil, que ocorreu simultaneamente à exposição internacional em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, inaugurada pelo presidente Epitácio Pessoa.
O então discurso do presidente, em meio ao clima festivo do evento, abriu a programação da exposição, tornada possível por meio de um transmissor de 500 watts, fornecido pela empresa norte-americana Westinghouse e instalado no alto do Corcovado. Apenas 80 receptores espalhados na capital e nas cidades fluminenses de Niterói e Petrópolis acompanharam a transmissão experimental, que teve ainda música clássica - incluindo a ópera O Guarani, de Carlos Gomes - durante toda a abertura da exposição.
Edgar Roquette Pinto, cientista e educador que também estava a frente da iniciativa e hoje é considerado o pai da radiodifusão, disse em depoimento que "praticamente ninguém ouviu nada da transmissão, porque o barulho da exposição era muito grande".

Ainda bem que com o passar do tempo a tecnologia se aprimora cada vez mais. Hoje em dia as transmissões tem uma ótima qualidade devido a descoberta e desenvolvimento de componentes que melhoram cada vez mais a qualidade do som e recepção do sinal.

São nesses momentos que me orgulho de ser técnico em eletrônica. =D


















-Gustavo Cantuária

Nenhum comentário:

Postar um comentário