quinta-feira, 30 de julho de 2015

Quem foi Roquette Pinto?

Olá, aqui é o Felipe Jurec, e venho trazer uma resenha dos dois primeiros capítulos do livro "História da Rádio", como foi pedido. O primeiro capítulo, sobre Roquette Pinto, uma pessoa genial, que sempre acreditou na importância educativo-cultural do rádio. Já o segundo capítulo, fala sobre comunicação em massa. Espero que gostem!

Capítulo 1 – Quem foi Roquette Pinto


Roquette Pinto, nascido em 25 de setembro de 1884, No Rio de Janeiro,  foi um dos mais acreditados cientistas e intelectuais do Brasil. Possuía vários títulos, mas o que mais gostava e envaidecia era o de professor.
 Roquette-Pinto acompanhou  Cândido Rondon em uma de suas expedições à Serra do Norte, tendo contato com os índios Nhambiquaras e pioneiramente filmando uma civilização que ainda vivia na pré-história em plena alvorada do século XX. Filmava e tomava apontamentos a todo instante em seus cadernos de viagem. Nessa expedição – e em toda a sua vida - foi etnógrafo, sociólogo, geógrafo, arqueólogo, botânico, zoólogo, linguista, farmacêutico, legista, fotógrafo, cineasta e folclorista. Com todas as experiências e anotações que trouxe na bagagem, Roquette- Pinto  pouco depois de reunir um acervo valiosíssimo, lançou aquela que seria sua maior obra: Rondônia, uma das obras mais notáveis contribuições à etnologia brasileira. Rondonia não só mostrou  o antropólogo e etnólogo que era Roquette Pinto, mas também o espírito de autor, que revelava uma cultura polimorfa.
No início de 1923, convicto da importância educativo-cultural do rádio, sensibilizou com suas idéias o presidente da Academia Brasileira de Ciências e fundou a Sociedade Rádio do Rio de Janeiro.
Dois anos depois realizou as primeiras demonstrações televisuais no Brasil. Incansável, em 1934 fundou a Rádio Escola Municipal do Rio de Janeiro, emissora de caráter estritamente educacional atuando nos vários níveis de ensino, que depois se tornaria Rádio Roquette Pinto.
Edgard Roquette Pinto morreu aos 70 anos de idade, no dia 18 de outubro de  1954, produzindo, ensinando, educando...
Ele recebeu as seguintes condecorações:
- Insignia da Estrela Polar, da Suécia;
-Leão Branco, da Tchecoslováquia;
-Águia-Azteca, do México;
-Grande medalha de Groethe, da Alemanha;
-Legião da Hora, da França;
Sem dúvidas, Roquette Pinto foi uma das pessoas que ajudaram à contrução de desenvolvimento do Brasil, além claro, de sua dedicação e inteligência, tendo sempre convicção da importância educativo-cultural do rádio.

Capítulo 2 – Você sabe o que é comunicação em massa?


Comunicação em massa é um processo de transmitir ideias entre indivíduos. Para o ser humano, o processo não é só viral, mas também fundamental.
É fundamental na medida em que roda a sociedade humana, se baseia na capacidade do homem de transmitir intenções, desejos, sentimentos, e experiência de pessoa a pessoa.
 Embora a tecnologia moderna seja essencial ao processo, sua presença nem sempre significa comunicação em massa.
A transmissão nacional, por televisão, de uma convenção política, é comunicação em massa, a transmissão em circuito fechado, das operações de uma linha de montagem industrial, controlada por um engenheiro não é.
A comunicação em massa, é um tipo de comunicação, envolvendo condições de operações distintas, entre as quais estão, em primeiro lugar, a natureza da audiência, da experiência comunicadora e principalmente do comunicador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário