Olá galera, eu sou a Eloisa e vim partilhar um pouco sobre radionovela com vocês.
A radionovela é uma história contada por meio de sons, diálogos e efeitos sonoros, mas sem nenhuma imagem. Apesar de não ser tão famosa nos dias atuais, a radionovela foi uma das principais formas de entretenimento na década de 40, era pré-televisiva.
A primeira radionovela no Brasil foi ao ar em 12 de julho de 1941, com a história "Em busca da felicidade", emitida pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro. O sucesso foi tão grande que ao fim da história outras radionovelas já estavam sendo produzidas, como " O direito de nascer" e "A predestinada", pela Rádio de São Paulo. O sucesso se deveu a maneira como a radionovela estimula a imaginação, fazendo os ouvintes "verem" a cena apenas ouvindo.
Boas histórias, bons atores e efeitos sonoros realistas eram o segredo do gênero para captar a atenção dos ouvintes. Mas os sonoplastas eram a peça fundamental da radionovela. Entre eles se destacou Urgel de Castro que é considerado até os hoje como o mestre da sonoplastia, pois reproduzia todo tipo de sons e ruídos, como o som da chuva, do telefone, da passagem de tempo, dos passos dos personagens.
Apesar da grande audiência que obtiveram, as radionovelas foram perdendo credibilidade após o surgimento das telenovelas, pois o custo para manter tal programação ficou muito alto com o crescimento da televisão. Os artistas de radionovela começaram a migrar para a TV e ela quase desapareceu por volta da década de 70. Mas ainda hoje muitas emissoras de rádio produzem radionovelas de curta metragem.
Uma das rádios que transmite radionovela é a rádio Banda B (AM 550), no quadro "Marca de uma história", de segunda à sexta a partir de 12h20. Vale muito a pena ouvir.
Espero que tenham gostado.
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário