domingo, 22 de novembro de 2015

Bola Rádio


Olá leitores! Sou Mayla Greboge e hoje venho falar sobre mais uma web rádio, bem diferente: BOLA RÁDIO. Ela é uma rádio gospel, muito atualizada e moderna, bem voltada ao público jovem!



A web rádio possui uma programação 24 horas por dia, podendo ser ouvida através do site www.bolaradio.com.br. O site possui duas vertentes diferentes: WORKSHIP e EXTREME.
No WORKSHIP você encontra muito louvor, adoração, palavra e programas de entrevistas com bandas gospel e pastores; já no EXTREME, você encontra sons extremos que vão fazer a sua trilha sonora, do rock ao reggae, do reggae ao pop.


Mesmo sendo segmento de uma igreja evangélica pentecostal: Bola de Neve Church, a rádio é uma alternativa para públicos diferenciados que gostem de músicas gospel, independentemente da religião. Portanto, se você gosta de música gospel e não é do Bola de Neve Church, isto não será impedimento para conhecer uma web rádio tão moderna e atualizada.
Além do site, você pode baixar o aplicativo da Bola Radio no seu smartphone gratuitamente e acessar no SoundCloud.



Até a próxima, e não deixem de visitar a rádio e ler os demais artigos!

Fontes: PlayGoogle, BolaRadio

sábado, 31 de outubro de 2015

91 Rock

Um pouquinho sobre a Rádio Rock de Curitiba, sucesso na web!

Olá leitores! Sou Mayla Greboge, uma nova escritora da página, portanto não estranhem se notarem um nome novo rolando em algum artigo pelo blog.



Escolhi começar este artigo com uma rádio de gosto pessoal que conheço há vários anos e que escuto com certa regularidade. É uma rádio que passou por diversas modificações ao longo de sua história e hoje opera online e, acreditem, possui um público de ouvintes expressivo.
Fundada em 1997 em Curitiba- PR a rádio na época FM 96,3 era referencia na divulgação de lançamentos nacionais e internacionais do Rock, e através dela diversas bandas da capital foram lançadas. O incentivo à cultura local era uma marcante característica da rádio que se popularizou e hoje é nacional. Na época não somente o bom e velho Rock, assim como jornalismo e espaço para transmissões de jogos dos principais times da capital eram destaque.
Em 2005 a rádio atuou na frequência FM 91.3 e permaneceu nesta até 2011, onde foi extinta do dial para dar lugar à reinauguração da atual Radio Mix Curitiba. Mesmo com esta turbulência e com as dificuldades de permanecer “viva”, a rádio rock permaneceu, mas desta vez na internet, 24 horas por dia com o slogan 91 Rock – sem limites na web”.
A estratégia foi ampliar os veículos de comunicação (para smartphones e tablets), pois segundo o Canal de Negócios, 30% da audiência da Rádio Rock já provinha da internet, o que prova o alcance desta rádio ao público, que permaneceu fiel.
Possuindo uma programação que atende diversos gostos do universo Rock, de ACDC à Zeppelin, a 91 Rock, é mais uma, de tantas outras rádios que apesar de toda tecnologia atual tenta manter viva a essência das rádios brasileiras, bem como, a do bom e velho Rock'n'Roll.

Até a próxima, e não deixem de visitar a rádio e ler os demais artigos!

Fontes: Gazeta do Povo e Wikipédia

domingo, 27 de setembro de 2015

Rádio Coca Cola

                       Olá, sou o Felipe Jurec e venho trazer mais uma rádio online.
Eu escutei pelo navegador, porém você pode escutar também pelo Aplicativo TuneIn, que eu mesmo trouxe um resumo dele para vocês. Para ver, é só clicar aqui.
Assim como a rádio Disney, a rádio Coca Cola também é voltada para jovens. Com músicas atuais, ela é não vai te deixar na mão se você gostar desse tipo de música.

5 Músicas mais tocadas:



Programação:



sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Qual a diferença entre rádios comerciais, comunitárias e educativas?

Olá galera, eu sou a Eloisa, e vim para esclarecer uma dúvida que algumas pessoas têm.

 Qual a diferença entre rádios comerciais, comunitárias e educativas?

 As Rádios Comunitárias são um tipo especial de rádio FM, de alcance limitado a, no máximo, 1 km a partir de sua antena transmissora (25 watts). Foram criadas para proporcionar informação, cultura, entretenimento e lazer à pequenas comunidades. Trata-se de uma estação de rádio menor em relação às demais, que serve como canal de comunicação com a comunidade. Uma Rádio Comunitária não pode ter fins lucrativos nem vínculos de qualquer tipo, tais como: partidos políticos, instituições religiosas etc. Estas rádios não podem veicular propaganda paga, pois este tipo de concessão é feita gratuitamente.

As Rádios Educativas são destinadas à transmissão de programas educativo-culturais, que, além de atuar em conjunto com os sistemas de ensino de qualquer nível ou modalidade, vise a educação básica e superior, a educação permanente e a formação para o trabalho, além de abranger as atividades de divulgação educacional, cultural, pedagógica e de orientação profissional. Podem pleitear a outorga para a execução de serviços de radiodifusão com fins exclusivamente educativos as pessoas jurídicas de direito público interno, inclusive universidades, que terão preferência para a obtenção da outorga, e fundações instituídas por particulares e demais universidades brasileiras. Estas rádios não podem veicular propaganda paga, pois este tipo de concessão é feita gratuitamente.

As Rádios Comerciais são destinadas à transmissão de programas especialmente elaborados a atender seus públicos alvos. Estas rádios possuem obrigações legais muito especificas. Suas grades de programação prestam serviços diferenciados. Existem rádios que só tocam música clássica, sertaneja ou gospel. Já outras apenas transmitem noticias, ou esportes, ou fornecem informações sobre trânsito. Este tipo de rádio, ao contrário das comunitárias e educativas, são mantidas pela publicidade que veiculam, assim os proprietários destas emissoras assumem o risco econômico de mercado deste tipo de negócio. Estas rádios podem veicular propaganda paga, pois esta concessão é feita pelo Governo à título oneroso

Fonte: www.abert.org.br

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Estrutura (Rádio)

O rádio é um sistema de comunicações através de ondas eletromagnéticas propagadas no espaço, que por serem de comprimento diferente são classificadas em ondas curtas de alta frequência ou ondas longas de baixa frequência, assim, utilizadas para fins diversos como televisão, rádio, avião, etc.

Os sistemas de comunicações normais são formados por dois componentes básicos:

Transmissor – composto por um gerador de oscilações, que converte a corrente elétrica em oscilações de uma determinada frequência de rádio; um transdutor que converte a informação a ser transmitida em impulsos elétricos equivalentes a cada valor e um modulador, que controla as variações na intensidade de oscilação ou na frequência da onda portadora, sendo efetuada em níveis baixo ou alto. Quando a amplitude da onda portadora varia segundo as variações da frequência e da intensidade de um sinal sonoro, denomina-se modulação AM. Já quando a frequência da onda portadora varia dentro de um nível estabelecido a um ritmo igual à frequência de um sinal sonoro, denomina-se modulação FM.
Receptor – Tem como componentes principais: a antena para captar as ondas eletromagnéticas e convertê-las em oscilações elétricas; amplificadores que aumentam a intensidade dessas oscilações; equipamentos para demodulação; um alto-falante para converter os impulsos em ondas sonoras e na maior parte dos receptores osciladores para gerar ondas de radiofrequência que possam se misturar com as ondas recebidas.

Publicado por: Bruno Andrade

Rádio no Brasil (1936-2005)

Continuando a postagem anterior, os acontecimentos da rádio no Brasil:

1936: Inauguração da Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, a primeira grande emissora brasileira, líder de audiência durante duas décadas.

1937: Assis Chateaubriand inauguara a Rádio Tupi de São Paulo. A cantora Linda Batista é eleita a "Rainha do Rádio".

1938: Orson Welles aproveita a interpretação e a imaginação do rádio para narrar uma realista invasão de marcianos colocando centenas de pessoas em pânico nos EUA.

1941: A Rádio Nacional lança o Repórter Esso primeiro radiojornal brasileiro, que ia ao ar na voz de Heron Domingues . Em Busca da Felicidade, a primeira radionovela brasileira, é transmitida pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

1944: Inauguração da Rádio Globo, do Rio de Janeiro.

1948: Inicia-se a fase áurea dos programas de auditório, quando despontam cantoras como Emilinha Borba e Marlene e sua histórica rivalidade.

1956: Invenção do transmissor que permitiu a fabricação de rádios menores que iam a qualquer lugar. O rádio se torna mais companheiro com essa mobilidade.

1959: O rádio inicia a corrida para o jornalismo ao vivo dado o grande sucesso das reportagens de rua, ao vivo, e das entrevistas fora dos estúdios.

1962: Primeira transmissão Via Satélite.

1966: Surge o som estéreo.

1968: Fim do Repórter Esso. O locutor Gontijo Theodoro ficou à frente do Repórter Esso por 18 anos, 9 meses e 10 dias. Com sua voz possante e dicção perfeita, Gontijo Theodoro , às 8 horas da noite, em ponto, dava o seu "Boa Noite" e passava a informar só notícias confirmadas. Sua credibilidade era tanta, que houve um tempo em que se dizia: "Se o Repórter Esso não deu, não aconteceu".

1970: Surgimento das primeiras emissoras de freqüência modulada (FM) do país.

1975: A Rádio Globo se consagra nas transmissões de partidas de futebol.

1977: Inauguração da Rádio Cidade FM, no Rio de Janeiro, líder de audiência na década de 80. Nomes como Eládio Sandoval, Fernando Mansur, Romilson Luís, Paulo Martins, Sérgio Luís e Jaguar fazem escola em FM sob a coordenação de Carlos.

1982: A Rádio Fluminense FM, mais conhecida como "Maldita", criou uma nova linguagem de locução nas FMs. Era a Rádio Rock!. Na época do primeiro Rock in Rio, estava entre as cinco mais ouvidas regularmente.

1991: Com o slogan " A rádio que toca notícia ", o Sistema Globo de Rádio inaugura a Central Brasileira de Notícias (CBN-AM), com 24 horas de informações.

1996: Lançamento da CBN-FM São Paulo, primeira rádio só de notícias em freqüência modulada. O governo envia ao Congresso projeto de lei que prevê a regulamentação do funcionamento das rádios comunitárias.

1997: O percentual de domicílios brasileiros com aparelhos de rádio chega a 90,3%, contra 84,9% em 1992, segundo o IBGE. Na Região Sul, o índice é de 94,8%; na Sudeste, 94,3%; na Centro-Oeste, 87,2%; e na Nordeste, 83,3%.

2000: Começam a ter destaque as rádios virtuais pela Internet. Entra em atividade a RadioClick do Sistema Globo de Rádio.

2005: No ano em que o rádio comemora 83 anos de transmissão analógica no Brasil, as principais emissoras do país começam a testar a difusão digital de sua programação. A tecnologia é testada por parte das emissoras dos grupos Eldorado, Bandeirantes, Jovem Pan, RBS e Sistema Globo de Rádio.

Fonte: webradioepocas.com.br
Publicado por: Bruno Andrade

Rádio no Brasil (1922-1935)

Confira os grandes acontecimentos no rádio no Brasil ao longo de 13 anos:

1922: Realiza-se no dia 7 de setembro a primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil, como parte das comemorações do Centenário da Independência. A Westinghouse Electric, junto com a Companhia Telefônica Brasileira, instala no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro, uma estação de 500 W, inaugurada com um discurso do presidente Epitácio Pessoa . Seguem-se emissões de música lírica, conferências e concertos, captados pelos 80 aparelhos de rádio distribuídos pela cidade. Após as festividades, as transmissões são interrompidas.

1923: O governo brasileiro monta, na praia Vermelha, no Rio de Janeiro, uma estação de rádio que transmitia, em condições precárias, programas literários, musicais e informativos. Roquette Pinto e Henrique Morize criam a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que apresentava programas educativos e culturais. Influenciadas por ela, são fundadas rádios amadoras em várias partes do país, como a Rádio Clube Paranaense, a Rádio Clube de Pernambuco, a Rádio Sociedade Rio Grandense, a Rádio do Maranhão, a Rádio Sociedade Educadora Paulista e a Rádio Clube de Ribeirão Preto. Todas nascem como clubes e sociedades e, como a legislação proibia a publicidade, são sustentadas por seus associados. Curiosamente essas rádios tinham, na época, a mesma estrutura hoje atribuída às rádios comunitárias. O rádio começou no Brasil, como epreendimento da sociedade civil organizada.

1932: Waldo de Abreu cria os primeiros anúncios de rádio no Esplêndido Programa, da Rádio Clube do Brasil do Rio de Janeiro. O governo Getúlio Vargas permite a publicidade no rádio. Sustentadas pelo dinheiro dos anúncios, as emissoras passarão a ser regidas por interesses comerciais (de seus anunciantes) e não mais de seus associados que outrora a sustentavam. As rádios perdem o caráter de “associação”. Nesse mesmo ano Locutores paulistas usam o rádio como instrumento para conseguir a adesão popular à Revolução Constitucionalista de 1932.

1935: Inauguração da Rádio Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro. Instituição do programa oficial do governo de Getúlio Vargas , a Voz do Brasil, transmitido até hoje. A Rádio Kosmos, de São Paulo, cria os primeiros programas de auditório, que permitem a participação do público. Surgem os primeiros ídolos do rádio: Linda Batista, Araci de Almeida, Francisco Alves, Carmen Miranda, Orlando Silva, Sílvio Caldas , entre outros. A primeira a possuir uma equipe jornalística.

Fonte: webradioepocas.com.br
Publicado por: Bruno Andrade

domingo, 20 de setembro de 2015


Olá pessoal, hoje farei um: TOP 10 curiosidades sobre o rádio!
Espero que gostem!

1. Existem aproximadamente 1.400.000 emissoras no mundo!

2. A rádio é a mídia numero 1 no mundo quando a questão é consumo de música.

3. A rádio é a 5ª mídia em investimento publicitario no mundo.

4. O Brasil é o maior consumidor de aparelhos de rádio no mundo.

5. 680.000 pessoas trabalham direta ou inderamente com rádio no nosso país.

6. O brasil tem  cerca de 9.180 emissoras oficiais , perdendo em quantidade apenas para os Estados Unidos.

7. 51.568.000 residências no Brasil  tem pelo menos um aparelho de rádio em casa. Na região Sul, 93.4% das residências possuem aparelho de rádio.

8. 73.000.000 de telefones celulares brasileiros sintonizam rádio.

9. Rádio conquistou 3.300.000 pessoas nos Estados Unidos em 2010.

10.No Reino Unido, onde moram 62.200.000 pessoas, existem 140.000.000 de aparelhos de rádio.



Fonte: Fernando Morgado, pesquisador de mídia e comunicação.


Espero que tenham gostado! :D


-Gustavo Cantuária.

sábado, 29 de agosto de 2015

Aplicativo TuneIn Radio

Você que não pode viver sem rádio, esse aplicativo é pra você!
TuneIn Radio é o aplicativo para você escutar estações de rádio de diversas partes do mundo direto do celular e sem pagar nada por isso. 

Ele oferece rádios em diversos idiomas, inclusive muitas brasileiras. Nas configurações do programa você pode definir a sua língua padrão, facilitando assim o acesso a conteúdos audíveis em tal idioma, inclusive em uma categoria exclusiva para isso.
Conecte-se as suas rádios ao vivo preferidas, incluindo: Skol Sertanejo, Rádio Transamérica, Jovem Pan FM, Mix FM, Coca-Cola FM e muitas outras.
Algumas das programações são:

-Notícias/Debate: Jovem Pan AM, CBN, Band News FM e mais!
-Esportes: Rádio ESPN Brasil, Rádio Jornal PE, CBN SP/RJ, Globo RJ, etc!
-Internacionais: BBC Radio1, Z100, 1.fm e muito mais.
-Ou a rádio da sua cidade natal ou local preferida.

-Felipe Jurec

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Rádio Jovem Gospel Brasil

    Meu nome é Rozeli , essa semana descrevo sobre a Rádio Jovem Gospel Brasil, essa rádio propõe novas perspectivas  que revolucionam a música Gospel no Brasil e no mundo,além de uma excelente qualidade transmitida no mais alto nível em som digital na internet é voltado unicamente para louvar o senhor e falar do amor de Deus e muitas vidas sedentas da palavra e divulgação do Evangelho da salvaçaõ de Cristo para o mundo através da webrádio é destinada a todos os ouvintes que possuem um ouvido para ouvir o melhor de Deus para sua vida,24 horas de adoração

10 Curiosidades sobre a Rádio!

Olá, sou o Felipe Jurec e venho trazer dez curiosidades sobre a rádio.
Espero que gostem J


1- Existem no mundo cerca 1.400.000 emissoras.
 2 - O rádio é a mídia número 1 do mundo para consumo de música.
 3 - O rádio é a 5ª mídia em investimento publicitário do mundo.
 4 - O Brasil é maior consumidor de aparelhos de rádio do mundo.
5 - 680.000 pessoas trabalham direta e indiretamente com rádio no nosso país.
6 - O Brasil tem cerca de 9.180 emissoras oficiais (entre AMs, FMs e Comunitárias), perdendo em quantidade apenas para os Estados Unidos.
7 - 51.568.000 de residências brasileiras possuem ao menos um aparelho de rádio em casa. Na Região Sul, 93,4% das residências possuem aparelho.
 8 - 73.000.000 de telefones celulares brasileiros sintonizam rádio.
 9 - Rádio conquistou 3.300.000 ouvintes nos Estados Unidos em 2010.
10 - No Reino Unido, onde moram 62.200.000 pessoas, existem 140.000.000 de aparelhos de rádio

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Olá, meu nome é Bruno Andrade e publicarei um breve comentário sobre a radio Jovem Pan:
Radio Atlantida, programação: Fandagueando no Galpão (20/06 22h00).
A falta de informação por parte de gênero e do que a programação busca faz falta, a qualidade da rádio é ruim, principalmente referente ao microfone do locutor. A programação é boa pra quem procura o estilo da programação.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Olá, meu nome é Bruno Andrade e publicarei uma resenha do capítulo 3 do livro "Histórias que o rádio não contou" (2ª Edição).

O RÁDIO COMO INVENTO
Como tudo começou – Marconi ou Landell de Moura?

Em 1864 o físico escocês James Clerk Maxwell originou a teoria de que uma onda luminosa poderia ser vista como uma perturbação eletromagnética que se propagava no espaço vazio atraída pelo éter. Sem sua comprovação através de experimentos, Maxwell apenas deixou a ideia de que ondas eletromagnéticas povoavam o infinito em todas as direções, do mesmo modo que a luz e o calor pertenciam a esse tipo de ondas.
Já em 1887 um estudante alemão entusiasmado com a teoria de Maxwell, construiu um dispositivo que produzia correntes alternadas de período extremamente curto, que variavam rapidamente. O jovem alemão era Heinrich Rudolf Hertz, dando o nome a sua descoberta de “ondas hertzianas”. Hertz também descobriu que suas ondas viajavam com a mesma velocidade da luz: trezentos mil quilômetros por segundo.
Em 1895, surgiu Guglielmo Marconi, que após assistir uma repetição da experiência de Hertz, teve a ideia de transmitir sinais a distância. Assim dedicou-se aos estudos das ondas hertzianas e descobriu o princípio do funcionamento da antena. E em 1896 ele conseguiu enviar uma mensagem em código morse de uma de 32 milhas e uma velocidade equivalente a 20 palavras por minuto. E com os conhecimentos obtidos, ele construiu um aparelho para controlar aqueles sinais propagados pelo espaço, naquele mesmo ano.
Ajudado pelo Governo de seu país, em 1899 Marconi conseguiu realizar uma transmissão pelo telégrafo, provando a possibilidade de transmitir sinais pelo telégrafo sem fio.
Em 1901, Marconi conseguiu transmitir por radiotelegrafia sinais da Cornualha para a Terra Nova, e em 1903 ele enviou uma mensagem para o outro lado do oceano.



Reginald Aubrey Fessenden, um grande admirador do sábio italiano, em 1906 dispôs um microfone por ele construído para incorporar qualquer som desejado às ondas irradiadas, transmitindo para o espaço a sua voz, para a surpresa de todos. E em 1908 cientistas de todo lugar estavam tentando aperfeiçoar o rádio, criando depois uma válvula amplificadora que foi transmitida do alto da Torre Eiffel, em Paris, uma programação sonora.
Marconi recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1909.
As primeiras experiências de radiodifusão no Brasil realizaram-se em 1892 pelo Padre Roberto Landell de Moura em São Paulo, três anos antes do surgimento do físico italiano Guglielmo Marconi.
Foi em Campinas que o Padre Landell, utilizando uma válvula amplificadora, de sua invenção e fabricação, com três eletrodos, transmitiu e recebeu através do espaço. A experiência foi repetida dois anos depois, em 1894, na capital de São Paulo.
Em 1896 Marconi patenteou se telégrafo na Inglaterra. Quatro anos depois, em 1900, o
Governo brasileiro concebeu ao Padre Landell a patente para “um aparelho apropriado à transmissão da palavra a distância, com ou sem fios”.
Nesse vaivém, em 1898, vindo de Santos para a capital paulista, permaneceu lá até 1900. E além de seu trabalho de evangelização, o Padre montou seu laboratório precário, onde deu continuidade às suas pesquisas e inventos, podendo se comunicar com outra pessoa a quilômetros de distância sem utilizar fios.
Enfim resolveu se mudar para Nova York, onde aperfeiçoou seus conhecimentos, e suas descobertas foram consideradas tão revolucionárias que depois de construir um modelo de cada equipamento para demonstração, ele recebeu dos Estados Unidos as patentes de Transmissor de Ondas, de Telefone sem fio e para o Telégrafo sem fio.
Padre Landell em 1908, foi nomeado Vigário de Caconde e Tapiratiba. As mais diversas classes sociais e políticas de Caconde enviaram um oficio, com data de 20 de setembro de 1908, solicitando ao Bispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, a permanência do padre naquela Paróquia, pois segundo notícias que corriam naquela cidade, Landell seria removido para o Rio Grande do Sul, como louco e adepto de bruxaria.
Em 1927, Landell foi elevado à dignidade de Monsenhor e no dia 12 de dezembro do mesmo ano era nomeado Arcediago do Cabido Metropolitano de Porto Alegre.
Em abril de 1928, estava muito doente e, no dia 30 de julho do mesmo ano Landell morreu anonimamente aos 67 anos. Em menos de 80 anos mais tarde, entraram em funcionamento os sistemas de comunicação por raio laser, utilizando diodos emissores e, para a condução da luz fios de fibra óptica.



Na Itália, a radiofusão nasceu em 1927. Naquele ano, houve uma reformulação total que uniu um grupo denominado, entre os italianos, Le Andrizzioni Radiofonicho (EIAR).
A Standard Propaganda, umas das agências de publicidade que mais apostou no patrocínio das radionovelas no Brasil, na década de 40 viu-se gratificada pelo inusitado retorno das mensagens publicitárias, o público brasileiro era muito ligado aos personagens dessas radionovelas, em um determinado capítulo por exemplo, quando um personagem muito querido na história morreu, um grupo de ouvintes mandou rezar missa de sétimo dia, por intenção de sua alma.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Como a rádio não perdeu espaço dentre as novidades tecnológicas?


Em vez de perder espaço e deixar de ser utilizado, o rádio ganhou impulso a cada tecnologia surgida ao longo dos anos, adaptando-se e inovando. 
Com a popularização do acesso à internet, muitas pessoas começaram a ouvir as transmissões durante o trabalho, por exemplo. É nesse momento também que surgem os audiocasts e aplicativos de acesso às emissoras radiofônicas desenvolvidos para smartphones. “Tudo isso mostra uma expansão de fronteiras, porque as pessoas podem ouvir rádio de qualquer lugar do mundo, quando e por quanto tempo quiserem”.
Adaptações anteriores
Mesmo antes da Internet, o rádio passou por modificações para manter a audiência e a publicidade. Chegando ao Brasil por volta de 1920, ele teve seus anos dourados principalmente nas décadas de 40 e 50, com grande destaque para as novelas que produzia. A partir dos anos 50, quando Assis Chateaubriand traz a televisão para o país, o rádio começa a ter seu espaço reduzido.
Para recuperar competitividade, perde um pouco de seu caráter ficcional e investe em jornalismo e serviço, fornecendo programação baseada em notícias, informações sobre trânsito e previsão do tempo.
Com a vinda de novas tecnologias, adapta-se: surgem as rádios FM e as em rede, que são capazes de atingir o país inteiro. Também chegam as emissoras customizadas e vinculadas a instituições, como a Bradesco Esportes, a SulAmérica Trânsito e a Rádio Estadão.

Você sabe o que é comunicação em massa?

Comunicação em massa é o processo de transmitir idéias entre indivíduos. Processo fundamental, já que a sociedade humana baseia-se na habilidade de se comunicar.

Na visão popular, a comunicação de massa engloba apenas imagens de televisão, rádio, cinema, jornais, revistas, etc.; mas, na verdade, comunicação em massa envolve também coisas muito distintas, entre as quais estão a natureza da audiência, da experiência comunicadora e, principalmente, do comunicado.

A comunicação em massa é caracterizada como publica, rápida e transitória. É publica porque não são endereçadas a ninguém em particular, mas a todo o público. É rápida porque as mensagens são elaboradas para atingir grandes audiências em um tempo curto. E é transitória porque a intenção é que sejam consumidas imediatamente.

Apesar de muitos não saberem, o ouvinte é a parte vital da comunicação. O público tem o poder de decidir se um meio de comunicação irá sobreviver, pois um programa varia de acordo com o gosto do público, e se não houver audiência ele não consegue continuar por muito tempo.

Para Marshall McLuhan toda descoberta tecnológica é o prolongamento de um órgão do ser humano, e a escrita, imagem, som ou qualquer outro meio de comunicação modelará o cérebro de uma forma diferente.

O rádio e a televisão são o símbolo da nova revolução nos meios de comunicação, que fatalmente vem conduzindo uma mudança cultural.


sexta-feira, 31 de julho de 2015

Rádio Mix FM

     Oi gente, meu nome é Vinicius e hoje escolhi falar de uma rádio chamada Mix FM 94.7 (Mix Ponta Grossa), que é de São Paulo, no entanto já se encontra espalhada por quase o Brasil inteiro! Ela foi fundada no ano de 1995 com o nome SP-1 FM, que veio a ser alterado para Mix FM em 1 de novembro de 1996. Essa rádio, desde sempre, acompanha o estilo que está em alta no momento, sendo assim de grande sucesso entre os jovens, no seu início ela tinha como principal foco musical as músicas pop rock internacional e nacional, no entanto atualmente ela é basicamente composta por pop internacional. A rádio estréia sua primeira afiliada no sul do País em 2007, tendo ao menos uma em cada estado do sul. Mesmo ela atualmente sendo uma rádio bem pop, ela conta também com programas com outros estilos musicais, como hip-hop; e também rock antigo, no programa "Baú da Mix" (vale a pena conferir este programa!), que escolhe músicas antigas de sucesso, o que deixa a rádio com um público ainda mais diversificado. Com certa vale a pena conferir esta rádio, os programas dela são completamente únicos...

     

Como o rádio se popularizou ?

     Quando a primeira guerra mundial acabou, uma indústria americana chamada Westinghouse ficou com grande estoque de aparelhos de rádio, que eram distribuídos para as tropas da guerra.
     A radiodifusão nasceu por acaso, quando foi instalada uma antena na fábrica para transmitir música. Por meio disso, os aparelhos que estavam "parados" foram comercializados para os moradores do bairro.
    Já a primeira transmissão radiofônica oficial brasileira ocorreu na comemoração do centenário da Independência do Brasil, dia 7 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro; transmitindo o discurso do presidente Epitácio Pessoa.


Vinicius Rocha Lima

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Quem foi Roquette Pinto?

Olá, aqui é o Felipe Jurec, e venho trazer uma resenha dos dois primeiros capítulos do livro "História da Rádio", como foi pedido. O primeiro capítulo, sobre Roquette Pinto, uma pessoa genial, que sempre acreditou na importância educativo-cultural do rádio. Já o segundo capítulo, fala sobre comunicação em massa. Espero que gostem!

Capítulo 1 – Quem foi Roquette Pinto


Roquette Pinto, nascido em 25 de setembro de 1884, No Rio de Janeiro,  foi um dos mais acreditados cientistas e intelectuais do Brasil. Possuía vários títulos, mas o que mais gostava e envaidecia era o de professor.
 Roquette-Pinto acompanhou  Cândido Rondon em uma de suas expedições à Serra do Norte, tendo contato com os índios Nhambiquaras e pioneiramente filmando uma civilização que ainda vivia na pré-história em plena alvorada do século XX. Filmava e tomava apontamentos a todo instante em seus cadernos de viagem. Nessa expedição – e em toda a sua vida - foi etnógrafo, sociólogo, geógrafo, arqueólogo, botânico, zoólogo, linguista, farmacêutico, legista, fotógrafo, cineasta e folclorista. Com todas as experiências e anotações que trouxe na bagagem, Roquette- Pinto  pouco depois de reunir um acervo valiosíssimo, lançou aquela que seria sua maior obra: Rondônia, uma das obras mais notáveis contribuições à etnologia brasileira. Rondonia não só mostrou  o antropólogo e etnólogo que era Roquette Pinto, mas também o espírito de autor, que revelava uma cultura polimorfa.
No início de 1923, convicto da importância educativo-cultural do rádio, sensibilizou com suas idéias o presidente da Academia Brasileira de Ciências e fundou a Sociedade Rádio do Rio de Janeiro.
Dois anos depois realizou as primeiras demonstrações televisuais no Brasil. Incansável, em 1934 fundou a Rádio Escola Municipal do Rio de Janeiro, emissora de caráter estritamente educacional atuando nos vários níveis de ensino, que depois se tornaria Rádio Roquette Pinto.
Edgard Roquette Pinto morreu aos 70 anos de idade, no dia 18 de outubro de  1954, produzindo, ensinando, educando...
Ele recebeu as seguintes condecorações:
- Insignia da Estrela Polar, da Suécia;
-Leão Branco, da Tchecoslováquia;
-Águia-Azteca, do México;
-Grande medalha de Groethe, da Alemanha;
-Legião da Hora, da França;
Sem dúvidas, Roquette Pinto foi uma das pessoas que ajudaram à contrução de desenvolvimento do Brasil, além claro, de sua dedicação e inteligência, tendo sempre convicção da importância educativo-cultural do rádio.

Capítulo 2 – Você sabe o que é comunicação em massa?


Comunicação em massa é um processo de transmitir ideias entre indivíduos. Para o ser humano, o processo não é só viral, mas também fundamental.
É fundamental na medida em que roda a sociedade humana, se baseia na capacidade do homem de transmitir intenções, desejos, sentimentos, e experiência de pessoa a pessoa.
 Embora a tecnologia moderna seja essencial ao processo, sua presença nem sempre significa comunicação em massa.
A transmissão nacional, por televisão, de uma convenção política, é comunicação em massa, a transmissão em circuito fechado, das operações de uma linha de montagem industrial, controlada por um engenheiro não é.
A comunicação em massa, é um tipo de comunicação, envolvendo condições de operações distintas, entre as quais estão, em primeiro lugar, a natureza da audiência, da experiência comunicadora e principalmente do comunicador.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Olá, pessoal, como parte do nosso trabalho no projeto, foi pedido que a gente fizesse uma resenha crítica sobre um texto que fala sobre a vida e obra de  Edgard Roquette-Pinto, reconhecido hoje como o pai do rádio. Por isso vou estar postando aqui no blog para vocês a minha resenha. Espero que gostem.

Edgard Roquette-Pinto dedicou sua vida à aprender e ensinar. Não visando glorias e honra com isso, mas visando o enriquecimento cultural que isso traria à queles que lessem e participassem de sua obra. Sempre valorizou e enalteceu a cultura e o povo brasileiro, acreditando no nosso potencial e valorizando nossas virtudes. Em 1923, fundou a Sociedade Rádio do Rio de Janeiro. Em 1927, fundou a Rádio Escola Municipal, da Prefeitura do Rio de Janeiro, mais tarde Rádio Roquette-Pinto. A Rádio Sociedade era puramente educativa, e não querendo transformá-la em um veículo comercial, Roquette-Pinto, mediante a carta resolveu doá-lá ao Ministério da Educação e Cultura. Roquette-Pinto morreu, aos 70 anos de idade, no dia 18 de Outubro de 1954, no Edifício São Miguel, na Avenida Atlântica, no Rio de Janeiro, trabalhando, produzindo, ensinando, educando...

Com certeza um exemplo de vida e dedicação ao próximo. E disse ele:
  "- Ensine, quem souber, o que souber, a quem não souber."
  "- Só existe um meio de ser grato ao rádio: respeitar o rádio."

Edgard Roquette-Pinto.


-Gustavo Cantuária.




Olá, pessoal, vou falar um pouco sobre uma rádio que eu acho bem legal: Rádio Massa FM (97.7 FM).

A Massa FM pertence ao Grupo Massa,  um dos mais importantes Grupos de Comunicação do sul do Brasil e é a maior Rede de Rádios do Paraná.
A Massa FM nasceu em Curitiba, em fevereiro de 2006. Hoje a Massa FM está presente, também, em Maringá (setembro/2006), Londrina (outubro/2007), Litoral (agosto/2009),Campos Gerais/Telêmaco Borba (abril/2012) e Foz do Iguaçu (abril/2013), atingindo um universo de mais de 7 milhões de habitantes.Líder absoluta de audiência e tendo como slogan “A minha rádio é massa!”, a Massa FM tem como objetivo levar aos seus ouvintes uma rádio pro dia-a-dia que o acompanha e faz parte das suas atividades.

Gosto particularmente dela, pois, transmite em sua maioria, músicas com o gênero Sertanejo Universitário. Sempre cobre a maioria dos shows que ocorre em Curitiba e região, e sempre faz sorteios muito bacanas como: Sorteio de ingressos para shows, camisetas autografadas e discos.

Tem um quadro que eu acho bem legal que se chama: Minha Saudade é você. Nesse quadro os apaixonados podem mandar declarações de amor, carinho e até mesmo saudades para aqueles que amam. Tem o momento onde os ouvintes participam pedindo músicas que remetem ao seu amor. Vai ao ar de domingo à sexta às 22hrs, tendo como narrador o Frankley André.

Espero que tenham gostado, e para aqueles que ficaram curiosos, basta sintonizar e curtir.




-Gustavo Cantuária.

domingo, 26 de julho de 2015

Boa tarde galera, quem está escrevendo é a Eloisa, e eu vou compartilhar com vocês hoje um pouco sobre uma emissora de rádio que eu particularmente gosto muito de ouvir: a Jovem Pan (103.9 FM).
A Jovem Pan possui uma programação voltada para o público jovem, com músicas da atualidade e programas onde os ouvintes podem participar e ganhar prêmios, mas todas as manhãs transmite notícias do Brasil e do mundo no Jovem Pan News, mantendo o público sempre atualizado.
As musicas dessa emissora são na maioria internacionais, e é uma excelente escolha para ouvintes que gostam de ouvir músicas pop, rock, hip hop, eletrônica e pop-rock, e para aqueles que adoram estar sempre bem informado sobre seus artistas preferidos.
Para quem gosta de humor o programa ideal é o "Boa da Pan" que é transmitido de segunda a sexta das 20h às 21h.



 Está semana escolhi a Rádio Mundo Livre fm 93.9 é uma emissora de rádio brasileira com sede em Curitiba, é considerada uma substituta a Rádio Rock e News conhecida como 96 Rock que deixou de operar em 2007, tendo em seu repertório canções clássica do rock, uma rádio que nasceu com a missão de tocar música da melhor qualidade. Uma emissora que valoriza os clássicos do rock, apresentando os grandes sons das décadas de 60,70,80 e 90. Um mundo livre não pode parar,e para acompanhar esse movimento constante a programação da emissora está super antenada nas tendências e nos grandes hits que estão estourando nos principais rádios e veículos alternativos ao redor do nosso planeta.
  Gêneros: Rock Clássico, Pop Rock Nacional , Adulto Contemporâneo.
   Slogan: Uma atitude sonora.

Rozeli Santos

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Radio Transamérica e Rádio CBN

Transamérica SP (100.1 FM): Programação: Brasil - Série A.
Programação de futebol, o dinamismo do locutor era muito ruim, o locutor falava muito rapido sem a necessidade, porém com bastante detalhe e rico em informações, patrocinios eram dados a todo momento, a consequência das       informações serem transmitidas muito rápido é poluir a audição do ouvinte, resultando em uma experiência não muito agradável.

Radio CBN BH (106.1 FM): Programação: Notícia em foco (reprise).
Programação sobre jornalismo, explica bem o conteudo em destaque, todas as noticias sao dadas claramente e rico em detalhes, abrange varias áreas do jornalismo, como esporte, política, informações locais e nacionais e etc, são dadas várias informações a todo o momento, conta também com participação de outras pessoas, não só o jornalista ou o repórter tendo informações mais precisas sobre os assuntos.

Publicado por: Bruno Andrade

Rádio disney – 91.3


Ouvi esta rádio durante a semana pela internet, pelo próprio site, http://www.disney.com.br/radiodisney
Gostei muito da emissora por ser voltada ao público jovem, assim como a Radio Disney dos Estados Unidos, pioneira do gênero na América Latina. Atualmente é a sexta rádio jovem mais ouvida de São Paulo (estando atrás de Mix FMMetropolitana FMJovem Pan FMTransamérica Pop e Energia 97) e se encontra na vigésima segunda posição no ranking geral.

Para pedir uma música, ou então participar de algum programa, basta ligar para o número 3505-9133
Infelizmente, só podemos ouvi-los no rádio pela sintonia 91.3 em São Paulo, mas se estiver com internet, pode ouvir pelo site, ou então no seu celular pelo aplicativo Rádio Disney.



                                Alguns dos programas legais são:

 - “Despertador rádio Disney”, de segunda à sexta, 6 da manhã, que você liga e pede um “despertador”, deixando um recado e escolhendo uma música para acordar alguém com alguma música.
-“Dance Attack”, programa de mixagens exclusivas do DJ Ricardo Andy.
-“Boletim Sportcenter”, as notícias do mundo dos esportes.
Se você gosta de músicas atuais, uma rádio dinâmica e não liga em ouvir pelo computador ou celular,  sem dúvidas, essa é uma das melhores rádios para você ouvir!




 A rádio que escolhi está semana foi a Band News, FM 96,3. Esta é a primeira emissora na rede FM realmente ''all news''. Veiculam jornalismo o dia todo, mas de uma maneira dinâmica e com alto-astral bem no estilo FM.


A programação é variada, trata do jornalismo, dá notícias de economia, política, etc. de Curitiba, do Paraná, do Brasil e também do mundo. Fala também de esportes, futebol paranaense, prestação de serviços e entretenimento.

Em 20 minutos tudo pode mudar. Esse é o slogan da Band News.

Os ouvintes trocam informação sobre o fluxo do trânsito e também contribuem com sua opinião sobre os assuntos citados. Isso foi o que achei mais interessante, pois é realmente interativo.

Rozeli Santos.


A progamação que eu escolhi esta semana foi a da Rádio Caiobá, FM 102,3. Esta rádio  tem uma programação  bastante variada mesclando música, notícias, entretenimento, entre outros. 

A programação da emissora é de cunho popular, o que contribui para seu índice de audiência, que tem boa recepção entre ouvintes de Curitiba e Região Metropolitana. 

Esta Rádio faz parte do Sistema Integrado de Rádios (SIRA) que comanda as Rádios Ouro Verde e Difusora AM.

A programação que eu achei interesssante  é o Jornal da Manhã  às 05:00 da manhã, com o radialista Adilson Arantes.  Ele discute assuntos atuais e o ouvinte interage com o locutor através do telefone, dando a sua opinião sobre o assunto que está sendo discutido.

Rozeli Santos

terça-feira, 21 de julho de 2015

História do rádio: Como tudo começou!!



James Clerck Maxwell, que era professor de física experimental em Cambridge (Inglaterra), em 1864, lançou a teoria  sobre a provável existência das ondas eletromagnéticas. 

Maxwell, porém, morreu sem levar sua teoria para o campo experimental, deixando apenas a idéia, matematicamente  comprovada, de que ondas de natureza eletromagnéticas povoavam o infinito em todas as direções e a luz e o calor radiante pertenciam a esse tipo de ondas.

Após 23 anos, um estudante alemão impressionado com a teoria de Maxwell, Heinrich Rudolf Hertz,construiu um aparelho que se compunha de duas varinhas metálicas de 8cm de comprimento, colocadas no mesmo sentido, e separadas por um intervalo de 2cm. Unindo cada varinha aos pólos de um gerador de alta tensão, carregava-se um condensador, parte integrante do equipamento, que sofria o mesmo tempo de alterações. O dispositivo produzia correntes alternadas de período extremamente curto, qeu variavam rapidamente. 

Em 1895, apareceu Guglielmo Marconi, que teve a genial idéia de transmitir sinais à distancia. Quando começou suas experiências com transmissões, as ondas de rádio eram conhecidas como ondas hertzianas, por causa de Rudolf Heinrich Hertz. Rapaz ainda, Marconi, começou seus experimentos em um laboratório com seu pai. Foi nessa época que conseguiu enviar sinais pelo telégrafo sem fio, a uma distância de cerca de 4 km.

Guglielmo Marconi demonstrou seu sistema na Inglaterra e logo fundou sua própria empresa, aMarconi's Wireless Telegraph Company Limited. Faltavam dois anos para o começo do século 20 quando ele conseguiu estabelecer as comunicações sem fio entre a França e a Inglaterra. Ele patenteou seu sistema e, num dia histórico, em 1901, provou que as ondas sem fio não eram afetadas pela curvatura da Terra, como se acreditava, ao transmitir sinais através do oceano Atlântico, entre a Grã Bretanha e o Canadá.

-Felipe Jurec

sexta-feira, 17 de julho de 2015

PRIMEIRA TRANSMISSÃO DE RÁDIO NO BRASIL


Em 7 de setembro de 1922 ocorreu a primeira transmissão de rádio no Brasil, que ocorreu simultaneamente à exposição internacional em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, inaugurada pelo presidente Epitácio Pessoa.
O então discurso do presidente, em meio ao clima festivo do evento, abriu a programação da exposição, tornada possível por meio de um transmissor de 500 watts, fornecido pela empresa norte-americana Westinghouse e instalado no alto do Corcovado. Apenas 80 receptores espalhados na capital e nas cidades fluminenses de Niterói e Petrópolis acompanharam a transmissão experimental, que teve ainda música clássica - incluindo a ópera O Guarani, de Carlos Gomes - durante toda a abertura da exposição.
Edgar Roquette Pinto, cientista e educador que também estava a frente da iniciativa e hoje é considerado o pai da radiodifusão, disse em depoimento que "praticamente ninguém ouviu nada da transmissão, porque o barulho da exposição era muito grande".

Ainda bem que com o passar do tempo a tecnologia se aprimora cada vez mais. Hoje em dia as transmissões tem uma ótima qualidade devido a descoberta e desenvolvimento de componentes que melhoram cada vez mais a qualidade do som e recepção do sinal.

São nesses momentos que me orgulho de ser técnico em eletrônica. =D


















-Gustavo Cantuária

terça-feira, 14 de julho de 2015

Qual a diferença entre AM e FM?

AM significa "Amplitude Modulada", ou seja, a amplitude da onda de rádio. Nesse tipo de frequência, é a amplitude (a força da onda) que é mudada. Uma das vantagens das emissões em AM é a sua capacidade de propagação, que permite, com um emissor de potência relativamente baixa, atingir longas distância, devido à refletividade das ondas eletromagnéticas (ou hertzianas) numa região atmosférica eletrificada chamada ionosfera e pela superfície da terra.

Já FM significa "Frequência Modulada", nela não é a amplitude que é modulada, e sim a freqüência da onda de rádio. Isto é, os picos positivos do sinal modulado representam frequências mais elevadas e umas os picos negativos apresentam frequências mais baixas. Desse modo os rádios FM são menos sujeitos a interferência causada por "ruídos" eletromagnéticos (raios ou mesmo emissões de estações de rádio, TV ou radioamadores etc.), mas não tem o alcance das AMs.

Resumindo: AM significa "Amplitude Modulada" na qual a amplitude da radio é maior e a qualidade do som é inferior.
FM significa "Frequência Modulada" na qual sua frequência é mais variada, aumentando a qualidade do som e a dificuldade de outros agentes interferirem no som (como raios, interferências, outros sinais de radio, etc).

EXEMPLO:


Referência: http://impactocerebral.com
Publicado por: Bruno Andrade

terça-feira, 7 de julho de 2015

Radionovela

Olá galera, eu sou a Eloisa e vim partilhar um pouco sobre radionovela com vocês.

A radionovela é uma história contada por meio de sons, diálogos e efeitos sonoros, mas sem nenhuma imagem. Apesar de não ser tão famosa nos dias atuais, a radionovela foi uma das principais formas de entretenimento na década de 40, era pré-televisiva.

A primeira radionovela no Brasil foi ao ar em 12 de julho de 1941, com a história "Em busca da felicidade", emitida pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro. O sucesso foi tão grande que ao fim da história outras radionovelas já estavam sendo produzidas, como " O direito de nascer" e "A predestinada", pela Rádio de São Paulo. O sucesso se deveu a maneira como a radionovela estimula a imaginação, fazendo os ouvintes "verem" a cena apenas ouvindo.

Boas histórias, bons atores e efeitos sonoros realistas eram o segredo do gênero para captar a atenção dos ouvintes. Mas os sonoplastas eram a peça fundamental da radionovela. Entre eles se destacou Urgel de Castro que é considerado até os hoje como o mestre da sonoplastia, pois reproduzia todo tipo de sons e ruídos, como o som da chuva, do telefone, da passagem de tempo, dos passos dos personagens.

Apesar da grande audiência que obtiveram, as radionovelas foram perdendo credibilidade após o surgimento das telenovelas, pois o custo para manter tal programação ficou muito alto com o crescimento da televisão. Os artistas de radionovela começaram a migrar para a TV e ela quase desapareceu por volta da década de 70. Mas ainda hoje muitas emissoras de rádio produzem radionovelas de curta metragem.

Uma das rádios que transmite radionovela é a rádio Banda B (AM 550), no quadro "Marca de uma história", de segunda à sexta a partir de 12h20. Vale muito a pena ouvir.

Espero que tenham gostado.
Até a próxima!!

domingo, 5 de julho de 2015

Você sabia que a primeira emissora de rádio do Brasil foi criada em 1922?
Edgard Roquete Pinto considerado “O pai do rádio brasileiro” fundou a primeira rádio brasileira: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
Em 1922, ocorreu no Rio de Janeiro, na época, capital federal, uma grande feira internacional que recebeu visita de empresários estadounidenses que trouxeram a tecnologia de radiodifusão para uma demonstração na feira. Naquele tempo, esse era o assunto principal nos Estados Unidos.
Para testar o novo meio de comunicação, os norte-americanos instalaram uma antena no pico do morro do Corcovado (onde atualmente é o Cristo Redentor). A primeira transmissão radiofônica no Brasil foi um discurso do presidente Epitácio Pessoa, que foi captado em Niterói, Petrópolis, na serra fluminense e em São Paulo, onde foram instalados aparelhos receptores.
A reação de Edgard à essa tecnologia foi: "Eis uma máquina importante para educar nosso povo”. Depois da primeira transmissão no Brasil, em 1922 , Roquette Pinto tentou convencer o Governo Federal a comprar os equipamentos apresentados na Feira Internacional.
Para o bem da comunicação do Brasil, Edgard não desistiu, e conseguiu convencer a Academia Brasileira de Ciências a comprar os equipamentos. Foi criada a primeira rádio do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que passou a ser dirigida por Roquette Pinto.
Em 1936, Roquette Pinto doou a rádio ao Governo Brasileiro, especificamente ao Ministério da Educação, transformando-a na Rádio MEC.